Auto

Toyota revela o FJ Bruiser, um veículo especial da SEMA

Após o retorno muito aguardo e bem recebido do Toyota Land Cruiser aos EUA, a Toyota decidiu que levaria algo especial para o show SEMA deste ano e não seria o Land Cruiser SE Concept eletrificado. Em vez disso, a montadora revelou uma fera com motor NASCAR apelidada de “FJ Bruiser”.

O Bruiser, originalmente chamado de “The Unstoppable FJ”, foi uma visão que ganhou vida sob a orientação de Marty Schwerter, o capitão no comando da equipe de garagem Toyota Motorsports, com o apoio da Toyota Racing Development em Costa Mesa, Califórnia. Com o retorno do Land Cruiser ao mercado dos EUA, Schwerter disse: “só fazia sentido construir um escalador de rochas, então esta é a nossa opinião sobre uma caminhonete Toyota FJ45 1966”.

No centro da versão moderna está um motor TRD modificado de 358 polegadas cúbicas V8 NASCAR Cup Car que possui impressionantes 725 HP. O canal de potência é acoplado a uma transmissão Rancho Drivetrain Engineering automática de 3 velocidades construída para corrida que emite um ruído intimidante através de um escapamento MagnaFlow.

Mantendo seu carisma da velha escola, o FJ Bruiser vem com eixos sólidos, combinados com diferenciais Currie e uma caixa de transferência Advanced Adapter Atlas. Esta configuração do sistema de transmissão permite que o Bruiser rasteje em um ritmo lento ou avance a velocidades de até 265 k/h.

Caso o Bruiser enfrente um obstáculo muito alto, um sistema de esteira semelhante a um tanque substitui a placa deslizante central, garantindo uma fuga de qualquer obstáculo centralizado. Esse recurso permite que o motorista ative o “Modo Tanque” no cockpit, eliminando a necessidade de sair do veículo.

Ao criar uma carroceria que reflete as linhas clássicas da FJ, mas que abriga tecnologia moderna e robusta, a equipe projetou um chassi de tubo completo e uma gaiola de proteção. Projetado para navegar suavemente em terrenos acidentados, o Bruiser é equipado com suspensão de braço articulado, amortecedores Fox, molas Eibach e enormes pneus BF Goodrich de 42 polegadas.

No interior, o Bruiser apresenta uma homenagem ao vintage, com assentos MOMO Daytona EVO remodelados Complete Customs em um padrão xadrez que lembra o banco original do FJ, finalizado com um volante clássico do campeonato Jackie Stewart de 1968.

Na sexta-feira, 3 de novembro, foi o último dia para ver pessoalmente o FJ Bruiser no estande nº 22200 da Toyota SEMA no Central Hall. No entanto, se você não pode estar em Las Vegas, poderá dar uma olhada nos bastidores do Bruiser no vídeo abaixo.

More in:Auto

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *